Professor do CED Agrourbano Ipê explica a importância da agroecologia em Fórum

No Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta quarta-feira (11/9), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) realizou o 6º Fórum Permanente de Educação Ambiental, no auditório do Ibama, na Asa Norte, com o tema principal Tecnologias e Inteligência Artificial para a Sustentabilidade, que reuniu especialistas e professores para discutir novas abordagens pedagógicas e práticas sustentáveis.

Um dos participantes do Fórum foi o professor do Centro Educacional (CED) Agrourbano Ipê do Riacho Fundo II, Leonardo Hatano. Em uma das mesas do evento, o professor contou que aplica os conceitos de agroecologia em sala de aula, envolvendo os alunos em práticas como o uso de bolas de semente para recuperar áreas degradadas.

“Realizamos um evento há alguns anos onde testamos a germinação das sementes lançadas em uma área degradada, promovendo a recuperação do solo. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia no agrourbano”, explicou.

Na palestra sobre agroecologia e a revolução dos sistemas agroalimentares, o engenheiro agrônomo Athaualpa Nazareth demonstrou a importância da agroecologia: “É um conceito que muitas vezes parece restrito ao meio rural, mas tem um impacto direto na vida urbana. Quando falamos de agroecologia, não estamos apenas pensando nos produtores que trabalham no campo, mas também em como isso influencia a nossa alimentação nas cidades”, explicou Nazareth.

 

Palestras e oficinas

A programação do fórum incluiu palestras e oficinas sobre agroecologia e metodologias pedagógicas voltadas para a sustentabilidade, com o objetivo de capacitar professores para incorporar tecnologias e práticas ambientais em suas aulas. Além disso, foi apresentado o programa Ibama de Portas Abertas, que visa ampliar a interação entre instituições de ensino e práticas de preservação ambiental.

O evento contou ainda com quatro oficinas:

  • Espaço verde em sala de aula é possível – Ministrada pela professora Iris Almeida, que ensinou a transformar materiais recicláveis em ferramentas educacionais para a criação de hortas e minhocários dentro da sala de aula.
  • Bombas de Sementes – Ministrada pelo professor do CED Agrourbano Ipê do Riacho Fundo II, Leonardo Hatano, que ensinou os educadores a confeccionar bombas de sementes de argila e húmus, usadas para reverter a degradação ambiental em áreas afetadas.
  • Geotecnologias como ferramenta pedagógica para prevenção de incêndio florestais – Ministrada pelos servidores do Ibama Elisa Sette e Leonardo Bruno, a oficina teve como base o uso de tecnologias de monitoramento ambiental em sala de aula.
  • Uso de aeronaves tripuladas e não tripuladas nas atividades do Ibama – Ministrada por servidores do órgão, que destacaram o uso de drones e outras tecnologias no monitoramento e gestão ambiental.