VI Mostra Cultural, Artística e Literária da EC Núcleo Rural Córrego do Atoleiro fala sobre o Cerrado

A Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro, em Planaltina, deu uma verdadeira aula sobre a Fauna do Cerrado durante a 6ª Mostra Cultural, Literária e Artística da unidade escolar. Na última quarta-feira (18) os(as) estudantes abordaram o tema falando sobre sua importância, riquezas, preocupações e necessidades de mudança, principalmente devido ao número de queimadas e desmatamentos registrados no Brasil.

Para abordar o tema, durante o projeto todas as turmas trabalharam em sala de aula o livro A Turma do Cerrado apresenta: Guarê, quem sou eu?, do professor Ribamar Araújo. O educador era um dos convidados para participar do projeto, mas semanas antes do evento faleceu de forma inesperada. Como uma forma de homenagem, a escola manteve os planos, presenteando o público presente com curiosidades e análises sobre este importante bioma brasileiro.

Para a diretora da Escola Classe, Magda Camarda Bernardes, além de mostrar aos(às) alunos(as) toda riqueza do cerrado, o projeto traz a sociedade para o debate sobre a preservação e os cuidados com o bioma. “Durante a apresentação do projeto os estudantes falaram sobre os animais típicos do Cerrado, suas riquezas e a necessidade de preservação”, comenta a diretora, complementando que a atividade é importante para chamar a sociedade para o debate, além de educar as crianças sobre a temática.

Pais, mães e a comunidade escolar em geral acompanharam apresentações teatrais dos(as) alunos(as), uma música foi criada por meio de inteligência artificial com o tema “Lobo Guarê”, em referência ao livro, e todas as turmas, inclusive as da educação em tempo integral, fizeram “stand” apresentando curiosidades sobre os animais do Cerrado.