Escola Classe 111 de Samambaia faz uma viagem emocionante pelos gêneros literários
O universo literário foi explorado pelos(as) estudantes da Escola Classe 111 de Samambaia. Trabalhando o projeto Ler, viajar e encantar: Uma viagem emocionante pelos gêneros literários, os(as) alunos(as) abordaram diversos gêneros literários ao longo do ano, aplicando todo aprendizado adquirido de uma forma lúdica e muito divertida. O evento também trabalhou a luta da pessoa com deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
Durante a atividade os(as) alunos(as) realizaram a dramatização do conto de fadas Chapeuzinho da cadeira de rodas vermelha, uma adaptação de um conto de fadas clássico, cujas origens podem ser traçadas a fábulas europeias do século X. Fernanda Cristine Martins dos Anjos Vieira, diretora da E.C 111 de Samambaia, comenta que o objetivo do projeto é desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no(a) educando(a) o gosto pela leitura e escrita, abordando diversas possibilidades de atividades a partir do tema escolhido.
“Ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos estudantes, buscamos proporcionar uma visão crítica e contextualizada dos assuntos desenvolvidos dentro e fora de sala de aula”, salienta a diretora, complementando que o projeto também possibilitou abordar o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Ao final as crianças escreveram mensagens de incentivo no chão da escola.