EC São Bartolomeu brilha entre as melhores práticas no Fórum de Ensino Fundamental 2024
O projeto “É lendo que se faz história”, nesse destaque, com intervenções voltadas para as turmas do Programa Alfaletrando com os 1º e 2º Anos, da unidade escolar do e no campo Escola Classe São Bartolomeu (EC São Bartolomeu), foi reconhecido, em todas as fases do Fórum de Ensino Fundamental 2024, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), organizado pela Diretoria do Ensino Fundamental (DIEF), como uma das melhores práticas em alfabetização no DF. Além disso, foi selecionado para compor o anuário oficial da secretaria. Maria Theodora Rodrigues da Silveira, diretora; Francisca de Oliveira Andrade Cordeiro, vice-diretora; e Aurelice da Silva Vasconcelos, do apoio pedagógico – multimeios, equipe que acompanha as turmas inseridas no Programa, receberam homenagens e uma placa de reconhecimento pelo trabalho exitoso.
O Fórum de Ensino Fundamental 2024, realizado, anualmente, pela DIEF/SEE-DF, teve como tema “Das alfabetizações às adolescências” e contou com a parceria do Programa Alfaletrando, pactuado entre o MEC e a SEE-DF, que visa garantir alfabetização dos estudantes matriculados na rede pública de ensino estejam alfabetizados até o 2º Ano do Ensino Fundamental. O projeto “É lendo que se faz história”, foi classificado entre os seis mais exitosos projetos destinados aos Anos Iniciais da rede pública de ensino do DF.
“Estivemos lá no fórum, representando toda a comunidade da Bartô, compartilhando um pouco do nosso projeto, escrito e desenvolvidos por mãos de outrora e de hoje, com vistas às intervenções de alfabetização e letramento para as turmas, neste ano em especial, dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental que participam do Programa Alfaletrando. Esse destaque é para e da comunidade escolar. O projeto reflete nosso desejo de proporcionar uma alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de qualidade na e para a EC São Bartolomeu. Afinal, os resultados alcançados e aqueles que estão por vir, sempre são sonhados, planejados e realizados para os estudantes, razão de nosso fazer pedagógico. Parabenizo a todos que contribuem para a educação na e para a Bartô”, relata a diretora Maria Theodora Rodrigues da Silveira. O Sinpro também parabeniza a escola pelos merecidos reconhecimentos.
Alfaletrando e o projeto “É lendo que se faz história”
A vice-diretora Francisca Cordeiro destacou que ” o trabalho desenvolvido pela DIEF/SSE-DF frente a esse Programa, e outras ações, tem proporcionado ganhos pedagógicos para todos. Poder contar um pouquinho do trabalho desenvolvido na e para a Bartô e a homenagem, por meio da placa, recebida, é o reconhecimento da prática que a escola desenvolve frente à leitura e à escrita, uma premiação. Fomos selecionados entre as seis melhores práticas em alfabetização dos anos iniciais das escolas públicas participantes do DF. Ficamos surpresas e honradas por essa conquista”.
Um dos grandes sucessos do projeto é a Sessão Simultânea de Leitura, uma atividade similar a uma sessão de cinema, onde os professores contam histórias selecionadas. As crianças podem escolher qual história ouvir e até ouvir mais de uma no mesmo dia, despertando o gosto pela leitura.
“O projeto ‘É lendo que se faz história’ é uma das práticas, na EC São Bartolomeu, que corrobora com o Programa Alfaletrando MEC pactuado com a Secretaria de Educação, para avançar na garantia da alfabetização e do letramento dos estudantes matriculados na rede pública de ensino estejam alfabetizados até o 2º Ano do Ensino Fundamental. O A DIEF e o Alfaletrando reconhecem a excelência no trabalho de alfabetização, abrangendo tanto o letramento em matemática quanto em língua portuguesa. Esse reconhecimento nos posicionou como uma das escolas de excelência no processo de alfabetização”, afirma a professora de apoio pedagógico – multimeios, Aurelice da Silva Vasconcelos, que colabora na formação continuada oferecida às professoras dos 1º e 2º Anos na escola.
Fórum do Ensino Fundamental
O Fórum do Ensino Fundamental, promovido pela DIEF/SEE-DF, visa valorizar práticas bem-sucedidas de educadores da rede pública e debater temas relevantes com especialistas. Iniciado na segunda-feira (7) e encerrado na quarta-feira (9), o evento reuniu educadores e gestores no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), destacando a importância da formação no Ensino Fundamental.
O tema deste ano enfatizou a necessidade de atenção aos anos finais do ensino fundamental, onde muitos estudantes enfrentam lacunas significativas em seu aprendizado. A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, ressaltou que o objetivo do evento é promover a troca de experiências exitosas, evidenciando a relevância desse espaço para a melhoria da educação na rede pública. Vinte relatos de práticas exitosas foram selecionados para o anuário oficial, com treze apresentados ao longo do evento.
O encontro contou com a participação de coordenadores das 14 Regionais de Ensino, gestores escolares e representantes de organizações como o Sebrae e o Unicef, criando um ambiente colaborativo para a troca de ideias e experiências. A abertura do fórum destacou ações implantadas na Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria, com homenagens a professores que se destacaram, reforçando a importância de divulgar iniciativas que beneficiam toda a comunidade educacional.
O Programa Alfaletrando foi instituído no Distrito Federal por meio do Decreto nº 45.495 e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 19/02/2022. Segundo o site do Governo do Distrito Federal (GDF), “o objetivo principal do programa é promover a alfabetização e o letramento de crianças, visando a melhoria da qualidade da educação básica no território do DF. Para o ano de 2024, a expectativa é a implementação do Programa em todas as unidades escolares que oferecem o 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, concentrando esforços no processo inicial de alfabetização”.