Ações de conscientização marcaram Dia da Luta Contra a Aids
No último dia 1º de dezembro, o Cine Brasília recebeu 670 estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. Estavam presentes alunos(as) do Proem (Plano Piloto), CEF 301 (Recanto das Emas), CEM 414 (Samambaia), CEF 16 (Taguatinga), CED 04 e CEF 08 (ambos de Sobradinho), CED 02 (Brazlândia) e CEF 03 (Gama).
Eles participaram de mais uma ação do Dia Mundial da Luta contra a Aids. Esta atividade é uma iniciativa da CNTE em parceria com a Confederação Internacional de Educação e começou em 2007, tendo o apoio do Sinpro no seu desenvolvimento (com as Secretarias de Saúde e de Raça e Sexualidade).
“Os professores já desenvolvem esta temática ao longo do ano. Esta ação do dia 1° é a culminância dos trabalhos feitos em sala de aula” diz Wiviane Farkas, diretora do Sinpro. Foi exibido o filme “Yesterday” e ocorreu também uma atividade lúdica, com um mágico. O longa metragem é sobre a luta de uma mulher negra, com um marido promíscuo e o enfrentamento de ambos diante da doença.
De acordo com Wiviane, “a abordagem desta atividade é o respeito ao corpo e a responsabilidade individual de assumir que se um parceiro que não quer usar camisinha, essa pessoa não serve para estar ao lado da pessoa”. Hoje o aumento da doença vem crescendo entre os jovens e também entre pessoas mais velhas em um relacionamento estável, que “aparentemente” teriam uma estabilidade, onde o(a) parceiro(a) faz sexo desprotegido fora do casamento e traz a doença para o(a) companheiro(a).
Se alguma escola quiser aprofundar a discussão, o Sindicato está à disposição. “O Sinpro está aberto para quem quiser promover o debate. É só nos procurar que fornecemos material e levamos os debatedores, esta ação é permanente”, diz Maria José Correia Muniz, diretora do Sindicato.
