Em dissertação, professora analisa o trabalho avaliativo em turmas de alfabetização do DF
Na próxima segunda-feira (16/9), às 9h, a Sala de Atos da Faculdade de Educação da UnB recebe a defesa da dissertação de mestrado de Cecille Gabrielle Santos, intitulada “O essencial é invisível aos olhos: prescrições, sentidos e práticas avaliativas em turmas de alfabetização de uma escola pública do DF”. A mestranda é professora da rede, da regional de Sobradinho.
Na dissertação, orientada pela professora Edileuza Fernandes Silva, Cecille buscou analisar os sentidos e significados constituídos por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as propostas de avaliação contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF e nas Diretrizes de Avaliação Educacional para, dentre outras coisas, observar como as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola Classe articulam às suas práticas avaliativas em sala de aula o proposto no regimento da rede pública de ensino do DF e nas diretrizes de avaliação educacional.
Com esse objetivo, ela observou aulas e reuniões pedagógicas, e entrevistou uma gestora e três professoras que lecionam no Bloco Inicial de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Os resultados de seu estudo indicam que a articulação das prescrições avaliativas da rede pública de ensino é permeada por contradições; um dos desafios da adoção de práticas avaliativas formativas é superar concepções e práticas cristalizadas que valorizam a nota, a classificação e a meritocracia; e que há nuances de práticas avaliativas com intenção formativa na escola pesquisada, no entanto, não é possível afirmar que estejam consolidadas conscientemente e conceitualmente pelas professoras.