Escolas que não tiveram eleição em 2023 elegem diretor, vice e conselho escolar nesta quarta (23)
Escolas que não elegeram Diretor(a), Vice-Diretor(a) e Conselheiros Escolares, além das unidades escolares recém-inauguradas participaram do processo eleitoral nesta quarta-feira (23). As escolas recém-instaladas poderão participar do pleito desde que os membros da comunidade escolar cumpram os requisitos exigidos pela Lei no 4.751/2012; e cujos Conselhos Escolares não estejam constituídos ou que possuam vagas dentro do quantitativo estabelecido no Anexo Único da Lei nº 4.751, de 2012.
Este é um momento significativo e de representativa vitória dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, pois foi por meio de muita luta que a gestão democrática da educação básica do DF foi regulada pela Lei n.º 4.751/2012 e instituiu o processo eleitoral para escolha dos(as) profissionais como forma de participação ativa da comunidade escolar na tomada de decisões, promovendo a transparência e a gestão responsável no ensino público.
“Quando bem definida, a Gestão Democrática preserva a autonomia de todos que compõem a comunidade escolar. Fortalece os vínculos dentro da escola, aproxima escola, responsáveis e a sociedade para promover uma educação de qualidade, e que estimule o exercício da cidadania. Por isto não abrimos mão esta conquista”, salienta a diretora do Sinpro Solange Buosi.
MATÉRIAS EM LIBRAS