Servidores de Formosa, em greve, fazem passeata por reajuste salarial
Centenas de pessoas participaram da caminhada em prol dos servidores públicos de Formosa na manhã desta sexta-feira (22). A marcha ocorreu a partir das 9h com grande aceitação da população.
Os sindicalistas do SinpreFor, juntamente com os servidores em greve (professores, servidores administrativos e funcionários do ASHA), caminharam pelas principais ruas do centro da cidade com cartazes e panfletos. O intuito da caminhada era estabelecer um diálogo com os cidadãos.
A direção do SinpreFor, sindicato que representa a categoria, tem realizado um árduo trabalho de divulgação e esclarecimento à população sobre a importância da greve dos servidores, que começou nesta segunda-feira (18).
Os trabalhadores em greve reivindicam do governo local o reajuste salarial retroativo a todo ano de 2015, a negociação de pisos salariais e da pauta de reivindicações relativa à data-base/2016.
A passeata foi marcada pela solidariedade de classe, com a participação de sindicalistas de várias categorias, segundo informou Nilza Cristina, secretária de Formação da CUT Brasília e dirigente do Sinpro-DF. Moradora da cidade de Formosa, Nilza Cristina tem efetuado um trabalho de militância de grande importância em apoio e em defesa dos trabalhadores da cidade. “Entendo que, na luta de classe, onde houver um trabalhador lutando, todos devem entrar na luta. A CUT Brasília apoia esta causa, sou filha de Formosa e é uma honra poder ajudar esses trabalhadores.”
De acordo com a sindicalista, o resultado da caminhada foi positivo: a população abraçou a causa. “As pessoas entendem que a desvalorização do servidor público reflete no serviço oferecido à população em toda a cidade”, afirmou Nilza Cristina.
Segunda-feira (25), uma reunião acontecerá na Prefeitura Municipal de Formosa, quando os secretários de administração, finanças e de educação, apresentarão uma proposta a categoria. Nilza Cristina acredita que, com o apoio da população, os servidores consigam um resultado favorável ao término do encontro.
