VII Concurso de Redação e Desenho na reta final. Resultado sai nos próximos dias

_dsc2694A comissão de professores(as) e orientadores(as) educacionais voluntários concluiu, nesta sexta-feira (25), a etapa de avaliação das 1.079 redações enviadas por estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal para o VII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF e selecionou as que serão premiadas. Os desenhos estão sendo analisados por uma comissão de professores(as) da Escola Parque 308 Sul.
A partir de agora, as redações escolhidas vão passar pelo processo de análise de autenticidade e, na próxima semana, os(as) vencedores(as) serão divulgados(as) no site do sindicato. A data prevista para a cerimônia de premiação é 13 de dezembro, no turno vespertino, na sede do Sinpro-DF. Todos(as) os(as) serão avisados(as).
“As redações foram de alto nível em todas as categorias, mostrando que os(as) estudantes estão atentos(as) com o que está acontecendo no Brasil e estão cientes que a democracia e a educação juntas transformam o mundo”, analisa Samuel Fernandes, diretor de Imprensa e Divulgação do Sinpro-DF e membro da comissão de avaliação.
Dorcas de Castro, orientadora educacional aposentada, disse que as redações deste ano foram muito bem escritas. “Os(as) estudantes produziram textos belíssimas, revelando o belo trabalho que os(as) educadores(as) têm feito em sala de aula. Com os(as) nossos(as) estudantes pensando sozinhos(as) sobre essa questão colocada “eu posso transformar o mundo?”, como está a democracia e as mudanças que estão ocorrendo no país. A criança colocou de forma linda a sua maneira de ver a situação do Brasil hoje”, comenta.
Ela observa que a leitura dos textos enviados mostrou a ela que os(as) estudantes conseguiram transmitir pelos textos uma maneira de pensar madura e muito crítica. “Achei essas redações, deste ano especificamente, muito boas. As crianças e os(as) adolescentes refletindo sobre questões, como a Lei da Mordaça, que eles e elas entenderam perfeitamente o que era e muitos colocaram mesmo a indagação: como é que nós vamos ficar se nós não soubermos nada do que estará acontecendo no mundo?”
A orientadora educacional destaca o fato de as crianças e adolescentes terem usado palavras, como “alienação”. “Usaram palavras e expressões como o ‘poder que o povo tem nas mãos não só por meio do voto, mas também da sua participação’. Achei linda a forma como os(as) adolescentes e as crianças, bem como adultos do EJA, se expressaram muito bem”, afirma.
Dorcas acha, porém, que, se por um lado a equipe de avaliadores(as) se deparou com ótimas redações, por outro, muitos textos revelaram que a educação pública precisa trabalhar muito ainda a forma de os(as) estudantes se expressarem. “Percebemos dificuldades de expressão nos textos e isso revela falta de leitura. E isso mostra outra necessidade de que a gente possa provocar a leitura. Ajudar. Ajudar nossos(as) estudantes serem leitores e leitoras. Senti isso não só nas redações que li, mas também nas que foram lidas aqui hoje”.
O VII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro, edição 2016, teve como tema “Eu, a educação e a democracia transformamos o mundo?” Com essa pergunta, pretendeu-se estimular a reflexão sobre os prejuízos que a Lei da Mordaça/Escola sem Partido trará para a educação, para professores(as) e, sobretudo, para os(as) estudantes.